Eu li e assisti: Dracula

Acho engraçado como alguns clássicos perduram pelos anos, e as vezes a gente os conhece mesmo sem nunca ter tocado no texto original. O que aconteceu quando li Dracula de Bram Stoker (1897) foi que eu fiquei com a sensação de estar o tempo todo lendo um clichê, quando na verdade eu estava apenas me deparando com algo que caiu no senso comum, mesmo que eu nunca tivesse efetivamente lido algo assim (!)

htxwd1o

Também foi um bom desafio ler esse livro porque foi um dos primeiros que experimentei de ter em outra língua (em francês, e com la suas 650 paginas – muita coragem, eu sei). Foi uma experiência bem legal de aprendizado, ao mesmo tempo que foi uma leitura que me entreteve bem.

A historia começa com Jonathan Harker, que é convidado pelo Conde Dracula a visita-lo em seu castelo na Transilvânia para discutir negócios. Apesar dos moradores da cidade alertarem o rapaz de tomar certas precauções e ficar de olhos abertos para determinados acontecimentos, Jonathan decide ser profissional e ignorar esses alertas… até o momento em que ele começa a conectar fatos bizarros, e finalmente se sentir prisioneiro no estranho castelo do conde.

Mas Jonathan Harker não é o único personagem desse livro. Na verdade temos ainda Mina, sua mulher; Lucy, que é amiga de Mina; o Dr Seward, o Dr Van Helsing, entre outros personagens que fazem toda diferença para desvendar os mistérios do Conde Dracula. Cada um com sua teoria, uns mais céticos do que outros, mas a historia se desenrola de forma que aos poucos, cada um vai se vendo envolvido e intrigado com as peculiaridades que cercam o conde – e que não podem ser meras coincidências.

O livro conta a historia através dos diversos olhares dos personagens, sendo registrado por como cartas e diários (o que é chamado de romance epistolar). Dessa forma, a gente entende os fatos da historia de um jeito bem interessante: a partir da subjetividade de cada personagem, a gente vai montando o quebra-cabeças pra entender o que realmente esta acontecendo. Por vezes, inclusive, certas coisas não precisam nem ser claramente descritas para que a gente entenda que aconteceu, e na minha opinião isso foi uma das coisas mais legais que vi.

htxwd1o

Achei, porém, um livro muito longo e a historia podia ser mais resumida em alguns trechos. Ainda assim, gostei muito da mitologia explicada pelo autor, de como é a natureza dos vampiros, e tal. É bem interessante ver o inicio de todas aquelas coisas que se diz sobre vampiros (o alho, o crucifixo, os morcegos, a relação de vampiros com lobos, o meio de mata-los, etc) e ver como isso caiu no senso comum, mas hoje as pessoas se apropriam disso, ou fazem releituras dessa mitologia de formas muito individuais (vide Crepúsculo).

O filme que assisti foi a versão de 1931, imagino que a primeira adaptação desse livro para o cinema. Achei uma experiência ótima, diga-se de passagem!

É até meio cômico ver como a época usa efeitos visuais muito caretas pra realmente visualizar o que o livro narra. Como uma boa moça do século XXI, tenho que confessar que a lista de vergonha-alheia é enorme: os morcegos voando (que você nota que são de alguém no backstage pendurando um morcego de plastico numa linha, balançando no mesmo lugar pra parecer que ta voando); o efeito de iluminação nos olhos do Conde Dracula quando se da um close no seu rosto; etc etc.

Sério, é um festival de breguice – mas se for assistido pensando com a cabeça da época em que o filme foi feito, dou todo respeito. Para aquele tempo são efeitos muito legais e inéditos, que realmente causam sensações no espectador, e que certamente contribuíram para a imersão no terror da historia. Fico imaginando principalmente as reações do publico a esses closes e esse exagero nas atuações. Uma coisa até teatral, ainda; poucas sutilezas. Mas confesso que isso me divertiu muito, e eu acabei gostando mais do que esperava!

htxwd1o

A historia é contada em uma hora e meia (tempo razoável pra um filme), sem encher-linguiça, num ritmo muito bom  (o tempo todo tem algo relevante acontecendo!) Um dos pontos mais fortes, na minha opinião, foram os interiores do castelo: ele é maravilhosamente montado, bem icônico, com tudo que você imagina que existe num castelo de vampiro! Porém, um dos pontos fracos foi relacionado às atuações que às vezes deixam a desejar… mas não culpo os atores; acho que é porque realmente alguns personagens são chatinhos e não me cativaram o suficiente para eu gostar deles no livro, quanto mais no longa. :p

Conclusão: achei que super valeu a pena, as duas experiências. Foi bem divertido conhecer oficialmente esse clássico, e acho que todo mundo dar uma chance a essa leitura uma vez na vida.

htxwd1o

Esse post faz parte do projeto 12 Leituras!

Em parceria com os blogs:

Por Deus, Nicolle! + Leitura das Cinco + Follow Cintia
Sentimentaligrafia + Booknerd + Leitura das Cinco + Sabe o Inverno?

Deixe um comentário

